Mania de Hortênsias

Espécies, Flores

Ultimamente estou com mania de Hortênsias! Elas tem me chamado muito a atenção em jardins, vasos e arranjos; por suas cores, delicadeza e ao mesmo tempo exuberância. Pra demonstrar o que eu quis dizer, imagens valem mais do que mil palavras, certo?

 

 

 

As cores variam bastante, do branco ao azul, passando pelo rosa e lilás. Difícil escolher! Uma mesma planta pode produzir flores de cores diferentes dependendo do pH do solo. Encontrei uma imagem ilustrativa sobre esta variação de cores: pH low=pH baixo (ácido) / pH high=pH alto (alcalino)

 

 

Existem muitos significados associados a Hortênsia, como Gratidão, Sinceridade e até Vaidade. O nome científico Hydrangea macrophylla significa Jarro de Água, pois a espécie necessita ser regada constantemente.

 

 

É um arbusto que pode chegar a 1,5m de altura. Em jardins pode ser plantada diretamente no solo ou em vasos, sendo também excelente para composição de arranjos como flor de corte. Deve ser cultivada a pleno sol, mas aprecia regiões de altitude e clima ameno.

 

 

Algumas imagens maravilhosas de Hortênsias em jardins:

 

 

 

 

A cor das flores chama bastante a atenção, podendo até ser usada para compor com outros elementos do espaço.

E imagens de hortênsias em vasos e arranjos:

 

 

 

E vocês, o que acham das Hortênsias?

Imagens: PlantaSonya, Amarelo Ouro, Cultivando Elegância, Thamara Helena, Flipkeat, Sido.

10 thoughts on “Mania de Hortênsias

    1. Oi Sonia!
      Nao tenho grandes conhecimentos de botanica, mas pelo que sei, as hortensias são venenosas sim, mas só se ingeridas e em grande quantidade. Não saberia dizer exatamente a quantidade, principalmente para os cães, mas por via das duvidas, é melhor se prevenir. Se você tem cachoros e eles costumam “atacar” as plantinhas, coloque em um vaso que eles não alcancem, ou talvez seja melhor optar por outra espécie!
      Um abraço!

      Gosto

  1. eu amo hortencia faz parte da inha vida, quando pequena minha mae tinha hortências no quintal e tudo que se refere a nossa infância traz um sentimento muito bonito, parabens pelos artigos.

    Gosto

  2. isabela,

    também tenho sonhos de aprender a cuidar melhor das hortências que tenho plantadas no lugar em que moro
    vivo em uma chácara, na área rural de São Carlos (SP) e desde 1990 tenho pezinhos de hortência ladeando um caminho de entrada
    foram mudinhas que fiz quando podavam hortências na universidade onde eu trabalhava antes de me aposentar
    sei que o clima aqui deveria ser propicio para seu cultivo, mas as minhasa mudinhas quase não se desenvolvem
    as vezes eu as podo quando as folhas mais velhas começam a cair e os brotinhos começam a dar sinal de vida
    hoje iniciei a poda e pensei em dar uma busca por orientação sobre cuidados com as danadas
    gostaria de aprender mais sobre como cultivá-las
    quem sabe você possa me auxiliar, uma vez neste primeiro passeio pela internet ainda não consegui encontrar as dicas de que preciso

    aguardo um seu retorno então
    e parabéns, as fotos postadas por você são belas e as dicas já me ajudaram um pouco
    obrigada

    Gosto

Deixar uma resposta

