{Paisagismo} 10 Formas de Trazer o Exterior para o Interior

Casa Cor, Eventos, Jardins, Varandas, {Design & Décor}, {Idéias & Inspiração}, {Jardim & Paisagem}

Quando estive no bate-papo sobre as mostras de decoração do Shopping D&D, perguntei para as blogueiras convidadas o que elas acharam dos ambientes de paisagismo, e como podemos relacionar as tendências de interiores e exteriores, afinal, atualmente a necessidade das pessoas de trazer o verde para perto é grande, morando em cidades áridas e cinzas.

A Manu contou que reparou em um jardim todo cinza, o que mostra que as tendências para áreas internas e externas estavam alinhadas. A Lucila comentou que a maioria das pessoas que tem dúvidas ou interesse sobre áreas externas, é do interior, pois nas grandes cidades pouca gente tem acesso à esse tipo de espaço. E a Vivi disse que reparou na tendência de vasos pendurados, e um retorno de espécies como a samambaia. E completou dizendo que as áreas externas talvez sejam a “sexta dimensão” a ser conquistada pelo design – pois já tinha rolado no bate-papo o comentário de que este ano, os projetos conquistaram todas as dimensões do ambiente, decorando do chão ao teto, utilizando texturas, estampas, e até detalhes como batentes de porta para introduzir algo novo.

Na minha opinião, observando os ambientes das mostras, percebi que os ambientes externos e internos muitas vezes se tocavam, se misturavam. Ambientes de interiores possuíam áreas externas, vasos, acabamentos típicos de paisagismo. Enquanto ambientes de paisagismo, misturavam móveis, tendências, cores, e possibilidades para ambientes internos também! Isso é ótimo e faz com que eu volte a bater naquela velha tecla de que paisagismo não se limita às plantas, à jardinagem. Paisagismo é também design e arquitetura, voltados para exteriores!

Encontrei muitas sugestões nestes ambientes de como trazer o verde ou o EXTERIOR para o INTERIOR. Essa é uma super tendência atual – fato! Quem não precisa de um “respiro” de ambientes fechados, escritórios, e asfalto atualmente? Então vamos ver como é feita essa conversa?

1.Arranjos e Vasos Verdes Polpudos em Grande Quantidade

Casa Bela - Casa Cor - Verde 03

Casa Bela - Casa Cor - Verde 04

Em muitos e muitos ambientes, o destaque da produção e ambientação ficava por conta dos vasos. Os arranjos dos mais variados estilos em geral se utilizavam de espécies duráveis, como folhagens, suculentas e orquídeas, e conversavam com o estilo da decoração.

2.Jardins Verticais, já foram hit, mas continuam sendo uma ótima opção.

Casa Bela - Casa Cor - Verde 01

Casa Bela - Casa Cor - Verde 02

Em outras edições da Casa Cor, os jardins verticais já atuaram como verdadeiros protagonistas dos ambientes internos e externos. Agora que eles já fazem parte do repertório de projeto da maioria, aparecem de maneiras novas, como um complemento ao projeto de decoração, trazendo é claro, vida e verde aos ambientes.

3.Espécies simples e fáceis de cuidar, velhas conhecidas.

Casa Bela - Casa Cor - Verde 05

Casa Bela - Casa Cor - Verde 19

Sabe aquelas plantinhas que você costumava ver na casa da sua avó? Então, elas estão reaparecendo em todos os lugares, tanto em ambientes internos quanto externos. Principalmente porque são espécies que se adaptam super bem ao nosso clima e são fáceis de cuidar. Junto com elas musgos e suculentas que também se encaixam nesta categoria.

4.Paisagismo de impacto visual, estilo contemporâneo, mas simples de ser executado.

Casa Bela - Casa Cor - Verde 09

Casa Bela - Casa Cor - Verde 20

Os projetos de paisagismo em geral não utilizaram espécies mirabolantes, exóticas, ou jardins de alta complexidade. Seu impacto estava muitas vezes no design, nas cores, nos móveis, no desenho. Misturando gramas, pedriscos, espécies pontuais ou conjuntos, conseguiam um efeito bonito e que pode facilmente ser utilizado em áreas externas de qualquer tamanho.

5.Quadros que trazem o exterior para o interior.

Casa Bela - Casa Cor - Verde 06

Casa Bela - Casa Cor - Verde 08

Fiquei encantada com a seleção de obras de arte em alguns ambientes, principalmente de fotografias. Estes dois especialmente abriam verdadeiras “janelas” para o exterior, nos transportando para lugares como uma rua tranquila e arborizada, ou uma vista deslumbrante do mar. Já estou pensando em qual parede da minha casa vou colocar uma foto dessas!

6.Plantas de pequeno porte, inseridas de forma criativa e charmosa nos ambientes.

Casa Bela - Casa Cor - Verde 07

Casa Bela - Casa Cor - Verde 16

Essa é pra ninguém mais falar que não tem espaço para um vasinho ou uma hortinha! Vasinhos pequenos apareceram das formas mais inusitadas e charmosas. Desde que tenham a iluminação e manutenção correta, eles podem sim trazer um toque de verde para qualquer ambiente! Por serem fáceis de transportar também pode ser feito um rodízio de vasos para que eles fiquem mais saudáveis.

7.Composições de vasos, práticas e fáceis de encaixar em áreas pequenas ou internas.

Casa Bela - Casa Cor - Verde 11

Casa Bela - Casa Cor - Verde 10

Olha que graça essa composição de vasos, e ainda mais este suporte vertical com floreiras quadradas! São soluções que cabem até na minha varandinha, rs. Falta um up no seu ambiente, seja interno ou externo? Um belo vaso, com uma espécie bonita e bem cuidada, com certeza resolve isso!

8.Revestimentos e detalhes típicos de exteriores, trazidos para os os interiores.

Casa Bela - Casa Cor - Verde 18

Casa Bela - Casa Cor - Verde 13

Essa parede do banheiro revestida em pedra rústica, trazia a sensação de que você estava em um daqueles banheiros à céu aberto sabe? Acho que o Sig Bergamin andou olhando minhas ideias, rs. Porque quero fazer algo parecido no meu banheiro do apê! Mais detalhes em breve. Enfim, revestimentos como pedra, deck de madeira, pastilhas, detalhes como fontes, espelhos d’água, trazem a sensação de que estamos lá fora, mesmo estando em ambientes internos.

9.Refinamento de projeto de áreas externas, com as mesmas tendências e preocupação de áreas internas.

Casa Bela - Casa Cor - Verde 14

Casa Bela - Casa Cor - Verde 12

Muitos ambientes de interiores tinham áreas externas, que foram decoradas com a mesma preocupação e tendências dos ambientes internos. Não tem porque só jogar uns móveis feiosos na varanda, assim é claro que nunca será usada. É preciso pensar no conforto, na iluminação, nas cores, na decoração, etc… Da mesma forma, os ambientes de paisagistas apresentaram a mesma preocupação com a composição, com o desenho, com as cores, com as tendências atuais, que teria um profissional de interiores.

10.Áreas externas que funcionam como um prolongamento de áreas internas.

Casa Bela - Casa Cor - Verde 15

Casa Bela - Casa Cor - Verde 17

O ambiente mais comentado, do Migotto, tinha uma área externa enorme, super linda, seguindo o mesmo estilo e cores dos ambientes internos. E assim aconteceu com muitos outros ambientes de arquitetos e decoradores, que decoraram à sua maneira, espaços externos de vários tamanhos e estilos diferentes.

Qual destas sugestões vocês gostaram mais pra trazer o mundo do paisagismo para o mundo da decoração? Quem já faz isso em casa, qual o resultado?

Uma ótima semana!!

4 thoughts on “{Paisagismo} 10 Formas de Trazer o Exterior para o Interior

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s